10 Alimentos Que Não Engordam: Poucas Calorias Numa Só Porção

Apesar de ainda não existirem alimentos que não engordam no verdadeiro sentido da expressão (visto que não possuem zero calorias ou calorias negativas), existem alimentos com valor energético tão reduzido que praticamente simulam esse cenário.

São compostos maioritariamente por água (essa sim, apresenta zero calorias!) e apresentam um elevado teor de
fibra (que provoca a sensação de saciedade), constituindo excelentes opções para aquelas alturas em que a fome aperta sem afetar a balança.

10 Alimentos que não engordam

1. AIPO





Este alimento é 95% composto por água, contendo também algumas vitaminas e minerais, nomeadamente potássio, ácido fólico, fibra e vitamina K.

Uma dose de aipo tem apenas seis calorias, apresentando ainda a vantagem de conferir bastante saciedade, ser desintoxicante e diurético. Como tal, ajuda no combate ao inchaço, ao funcionamento do trânsito intestinal e a eliminar / minimizar a retenção de líquidos.

Deve ser consumido fresco para não perder propriedades.

2. PEPINO




É maioritariamente composto por água, sendo que uma porção equivale a apenas 16 calorias.

O seu maior valor nutricional está nas sementes e na casca, as quais apresentam elevados valores de fibra e
vitamina A.

3. ALFACE




A maioria dos tipos de alface só tem entre 10 a 20 calorias por porção, sendo constituído, na sua maioria, por água, ácido fólico, ferro e vitaminas A e C.

4. TOMATE





O tomate é um dos alimentos mais ricos em termos nutricionais, concentrando as suas propriedades em apenas 25 Kcal. Como tal, é um elementos desta lista de alimentos que não engordam.

Além do baixo valor energético, o tomate apresenta elevado teor de licopeno (um carotenoide com importantes funções de proteção celular do organismo), ácido fólico,
crómio, potássio, fibra e vitaminas A, C e B2.

5. BRÓCOLOS



Prosseguindo nesta lista de alimentos que não engordam, seguem-se os brócolos, verdadeiros tesouros nutricionais. Contêm vitaminas A, C, E e K e sulforafano, uma substância anticancerígena. Uma dose tem apenas 31 calorias.

Além dos brócolos, também a couve-flor se poderia incluir neste grupo de alimentos.

6. FRUTOS VERMELHOS (mirtilos, amoras, framboesas)




Saindo do campo dos hortícolas, passamos para as frutas que integram esta lista de alimentos que não engordam.

E começamos pelos frutos vermelhos, frutos com elevado teor em
antioxidantes (destaca-se o mirtilo), ricos em água e fibra.

O seu valor energético varia entre 60-85 calorias por porção, sendo a amora a que apresenta o valor mais baixo.

Devido às suas propriedades antioxidantes, estes frutos retardam o envelhecimento e previnem inúmeras doenças, entre as quais alguns tipos de cancro.

7. TORANJA




Além de ser um grande aliado na perda de peso (metade de uma toranja contém apenas 50 calorias), esta fruta é rica em fibra, que provoca a sensação de saciedade e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, ácido fólico e vitamina C.

8. MELOA



Composta por 90% de água, possui apenas cerca de 60 calorias por porção.

Além disso, é rica em potássio, vitamina C e betacaroteno, um percursor da vitamina A que desempenha funções muito importantes no organismo, nomeadamente a nível da pele, da visão e como antioxidante.

À semelhança da meloa, também o melão e a melancia são frutos que apresentam baixo valor energético.

9. MORANGOS



Outra fruta de reduzido valor energético (apenas 50 por porção).

Os morangos fornecem ainda vitamina C, antioxidantes, potássio e fibra. O facto de serem livres de gordura, sódio e colesterol torna-os benéficos para a saúde cardiovascular.

10. CLARA DE OVO



Fugindo para outra categoria desta lista de alimentos que não engordam, surge a clara de ovo.

Conhecida por ser uma fonte primária de proteína, é isenta em hidratos de carbono e gordura, o que lhe confere um baixo valor energético. Pela riqueza em proteína, ajuda a promover a saciedade e a perder peso com manutenção da massa magra.

Concluindo

Além dos alimentos apresentados existem outros que poderiam fazer parte desta lista. Desde outros legumes (
beterraba, rúcula, beringela) e outras frutas (laranja, abacaxi) até alimentos menos naturais, como as gelatinas 0% açúcar ou os queijos e iogurtes magros, existe uma panóplia enorme destes alimentos que não engordam que pode introduzir na sua dieta.

No entanto, não se esqueça que, como em tudo, a moderação é a palavra-chave, sendo muito importante variar e não exagerar no consumo de nenhum destes alimentos, nem mesmo da água, essa sim, verdadeiramente isenta em calorias!

Fonte: vidaativa




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