Dicas Essenciais Para Evitar A Hipertensão

© DR Oito dicas essenciais para evitar a hipertensão


Especialista apresenta os truques que ajudam a evitar esta condição.

A hipertensão resulta do aumento da força com que o sangue é bombeado para coração, exercendo um maior impacto contra a parede das artérias, que apresentam resistência para a passagem do sangue, exercendo, assim, uma tensão igual ou superior a 140/90mmHg (quando 120/80mmHg – ou 12 por 8 – é considerado normal).

De acordo com o médico Élcio Pires Junior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, qualquer pessoa pode apresentar picos de tensão em situações de stress ou pós-exercícios físicos intensos. No entanto, para ser considerado hipertenso, o paciente deve apresentar tensão acima do normal na maior parte do tempo.

“A hipertensão é silenciosa e crónica, uma vez adquirida é possível controlá-la, porém não há cura, por isso, a prevenção é a melhor forma de combate-la”, explica o médico. E qual a melhor forma de a controlar? Seguindo as dicas abaixo.

1. Não fumar – O tabaco e outras substâncias presentes no cigarro elevam a tensão imediatamente.

2. Evitar o stress – Controlar as emoções e relaxar é fundamental.

3. Controlar o peso corporal – O excesso de peso é sinónimo, em grande parte dos casos, de tensão alta devido à dificuldade que o coração de um obeso tem em fazer circular o sangue.

4. Praticar exercício – A atividade física contribui para a melhoria do sistema circulatório. Mas, antes de se iniciar qualquer prática, é importante consultar um especialista.

5. Reduzir o consumo de sal – O sal em excesso aumenta a retenção de líquidos, o que pode dar origem a hipertensão. 

6. Reduzir o volume sonoro – Por incrível que pareça, a exposição diária acima de 60 decibéis aumenta o risco de hipertensão.

7. Aproveitar e ouvir uma música relaxante – As músicas calmas melhoram a respiração e o coração.

8. Ter atenção à postura – Estar sentado de forma correta permite que a tensão se mantenha sem alteração, o que não acontece quando se está curvado para a frente.



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares