Mantenha a ENERGIA ao longo do dia !



Dicas Infalíveis Para Manter a Energia
 

Para aguentar as rotinas mais desafiadoras, a maior parte de nós investe no café e na pura determinação até cair no sofá, estafado. Com tanta gente que precisa de trabalhar mais e por mais tempo, a falta de energia tornou-se um problema comum.
Se o seu ânimo anda em baixo, deixamos-lhe uma série de estratégias que podem ajudá-lo a seguir seu dia a todo vapor:

Mantenha a energia toda a manhã

O facto de não nos alimentarmos durante a noite contribui para a falta de energia matinal. Por seu lado, as hormonas cortisol e testosterona estão no seu pico de manhã, ajudando a seguir em frente.
O plano? Luz, acção e pequeno almoço.
  • Não atrase o início do dia
É tentador carregar no botão para repetição do toque do despertador de manhã. Mas, se cair no sono novamente, vai interromper o ciclo hormonal e vai ser mais difícil seguir adiante. É melhor ajustar o despertador para quinze minutos mais tarde e colocar o despertador do outro lado do quarto, um truque simples para se obrigar a levantar.
  • Deixe a luz entrar
Natural ou artificial, a luz ajuda a optimizar o processo de despertar do corpo. Abra as cortinas ou acenda as luzes. Se puder escolher, use lâmpadas fluorescentes compactas “luz do dia” ou “branco frio”. Não são boas apenas para o meio ambiente, mas apresentam um brilho mais semelhante à luz natural, bem mais do que a luz amarelada das lâmpadas incandescentes.
  • Comece devagar
Saltar da cama directo para o ritmo frenético do dia-a-dia vai fazer com que fique exausto logo de caras. Acorde 15 minutos antes das crianças, tome um banho tranquilo e vista-se com um ritmo civilizado. E não verifique os e-mails antes da hora de lidar com eles.
  • Mexa-se
Não é do tipo que faz exercícios matinais? Talvez seja o caso de rever o seu conceito de exercício. Segundo um estudo da Universidade da Geórgia, pessoas que fazem uma actividade aeróbica de baixa intensidade (como um passeio) três vezes por semana tem uma redução significativa nos níveis de fadiga maior que pessoas que fazem exercícios intensos (como uma caminhada rápida em terreno inclinado) no mesmo tempo.
Se está exausto a maior parte do tempo, um exercício pesado pode ser mais desgastante que revigorante.
  • Coma mais no desjejum
O pequeno almoço é importante. Se come apenas um pão e um café, vai obter um estimulante rápido da cafeína e energia rápida dos hidratos de carbono, mas esta é também uma receita que pode correr mal. Experimente uma mistura de hidratos de carbono não refinados (para lhe dar energia), além de proteínas e gorduras saudáveis (que levam mais tempo para digerir, mantendo um nível estável de energia). Por exemplo, ovos mexidos com uma tortilla de farinha integral, ou aveia com nozes.
  • Trabalhe por partes
Não fique apenas na cadeira, o corpo precisa de movimentos ocasionais para manter o oxigênio circulando. A maior parte de nós não consegue ficar focado na mesma tarefa por mais de 90 minutos. Levante-se e vá conversar com os colegas, em vez de ficar a ler os e-mails, por exemplo. Ou pelo menos fique em pé quando atender o telefone.

Mantenha o ânimo durante a tarde

Se você se sente sem energia entre as 14h e 16h, então é oficial: você é humano! O pico hormonal da manhã está a acabar e muitas pessoas, depois de um almoço satisfatório, sentem-se sonolentas durante o resto da tarde, causas comuns para uma baixa no ânimo.
Comer de forma estratégica e um pouco de movimento vão ajudar.
  • Tome o seu multivitamínico ao almoço
Além de tomar o seu multivitamínico ao almoço, considere a adição do complexo-B para um ânimo extra. As vitaminas dão um impulso à energia, assim como o café ou refrigerante. Mas lembre-se que precisa de comer bem e de forma equilibrada.
  • Não tema os hidratos de carbono
Salada verde com frango é óptimo, mas nada de hidratos de carbono significa nada de energia. Coma também uma peça de fruta, ou então acrescente feijão preto para ter hidratos de carbono e proteínas.
Evite alimentos muito ricos em gordura, para não sofrer o Efeito X-burguer: o cansaço que vem depois de um almoço muito gordo. Um almoço cheio de gordura significa sangue mais denso e com menos oxigénio.
  • Saia um pouco
Se é um dos 34% de empregados que almoça na sua mesa de trabalho, uma sugestão: a luz do sol aumenta o nível de vitamina D. Algumas pesquisas sugerem que, em quantidades apropriadas, a vitamina D ajuda a manter os níveis de energia. Alguns especialistas suspeitam que a vitamina D ajuda a regular o metabolismo e a secreção de insulina, ambos factores com impacto na energia.
  • Alongue-se
No meio da tarde, levante-se e faça movimentos circulares com os braços. Se estiver num cubículo, mesmo movimentos circulares com os calcanhares vão ajudar a circulação.
  • Renda-se a um lanche
Um pouco de proteínas e fibras ajudam ao acréscimo de açúcar no sangue a durar um pouco mais. Experimente a mistura de nozes, cereais ricos em fibras, sementes de linhaça, coco e pedaços de chocolate amargo.

Vença o cansaço do fim do dia

Você está no fim da reserva de hormonas energéticas. Ao mesmo tempo, a melatonina, que regula o sono, começa a aumentar. Mas você ainda tem coisas a fazer.
O objectivo: manter o ritmo sem se sobrecarregar.
  • Mantenha um ritual de transição trabalho-casa
Um ritual de transição entre o ambiente de trabalho e a casa ajuda a focar a energia e aproveitar o início da noite. Uma ideia, por exemplo, é sair do trabalho mais cedo uma vez por semana para fazer uma corrida ou um treino. Nos outros dias, ouça música durante esta “transição”, ou então mude para roupas confortáveis antes de jantar.
  • O vinho para relaxar vem antes
Nas horas que precedem o sono, é melhor evitar o álcool, causa um sono agitado, que resulta em menos energia.
  • Vá para o sofá com um objectivo em mente
Aconchegar-se no sofá e fazer zapping pelos canais da TV só vai aumentar a inércia. O melhor é apenas ver um ou dois programas favoritos. Se se sentir preguiçoso, faça um alongamento.
  • Compreendendo a fome nocturna
Normalmente, significa que está sonolento, não com fome. Se mantiver o cérebro acordado por muito tempo e ele precisa de glucose para continuar a funcionar.
Se quiser manter-se acordado, coma um snack leve e fácil de digerir, como meio iogurte grego com frutas ou um chocolate quente feito com leite de amêndoas e chocolate amargo pelo menos uma hora antes de dormir.
E, para ter uma manhã cheia de energia, todos os especialistas concordam que o melhor é uma boa noite de sono !

Extraído Daqui 


Os cuidados com o corpo, melhorias nos hábitos alimentares e na transformação no ambiente do trabalho e da casa, significam qualidade de vida e por consequência uma maior esperança de vida. 

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares