Abacate: Os Muitos Benefícios De Uma Fruta Única


O abacate é uma fruta que acumula benefícios para quem a consome, desde a melhora da pele e do cabelo até o aumento da imunidade.
© Shutterstock O abacate é uma fruta que acumula benefícios para quem a consome, desde a melhora da pele e do cabelo até o aumento da imunidade.

O abacate é uma fruta formada maioritariamente por substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo. É conhecido por suas propriedades benéficas para a imunidade, metabolismo e como um poderoso hidratante da pele e dos cabelos. Mas isso não é tudo que essa fruta pode fazer por nós. Magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B1, B2 e E, proteínas e ômega 3 são alguns dos nutrientes encontrados nessa fruta de sabor e textura únicas. Ficou curioso em relação a quanto o abacate pode impactar sua vida positivamente? Então veja essa lista de benefícios fornecidos pela fruta !

Faz bem para a pele: Por ser rico em vitamina C, o abacate combate e previne a formação de estrias, rugas e celulite. Isso acontece devido à vitamina atuar diretamente na metabolização do colagénio, que dá firmeza à pele. A presença de antioxidantes na composição da fruta também influencia diretamente na saúde da pele, já que atrasam o envelhecimento das células, inclusive as da pele.  

Melhora os resultados da musculação: O consumo do abacate antes dos treinos é muito indicado, pois substâncias existentes na fruta promovem a hipertrofia muscular (o crescimento dos músculos), além de fornecer energia para o período de exposição a exercícios pesados. A fruta também atua na regeneração muscular devido às suas proteínas. Também combate a fadiga muscular, já que seus radicais livres previnem o desgaste celular.


Beneficia os olhos: Substâncias contidas no abacate e que se concentram nos tecidos dos olhos fornecem poderosos antioxidantes que previnem doenças oculares e os danos causados por  fatores externos, como os raios ultravioleta. Essas mesmas substâncias (luteína e zeaxantina) também estão associadas à redução do risco de catarata e degeneração macular, mais comuns aos idosos. Portanto, o abacate também promove bons resultados em longo prazo.

Mantém seu coração saudável: O abacate atua de forma positiva em áreas como a diminuição dos níveis de gordura no sangue, retenção das gorduras boas no sangue e eliminação das ruins, redução dos riscos de inflamações cardiovasculares e proteção do sistema cardiovascular contra danos causados pela ação de oxidação. Esses benefícios aparecem após um ou dois meses consumindo pelo menos um copo da fruta por dia.

Além de tudo isso, o abacate mantém os níveis de colesterol baixo, reduzindo as taxas de colesterol LDL, o prejudicial ao nosso corpo.

Melhora a saúde bucal: O abacate melhora a nossa saúde bucal por conter substâncias que localizam e destroem células cancerígenas presentes na boca sem afetar as células saudáveis. Isso promove a saúde dos dentes e a melhora do hálito.

Aumenta a absorção de nutrientes: Estudos comprovaram que quem consome abacate regularmente apresenta um aumento nas taxas de absorção de nutrientes diversos. A razão é que alguns desses nutrientes são melhor aproveitados quando combinados ao consumo de certos componentes abundantes na fruta.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o abacate promove em nosso organismo. Mas o maior de todos é, com certeza, que ela acrescenta muito sabor em nosso dia a dia. O abacate é muito versátil, compondo perfeitamente pratos doces e salgados, bebidas e preparos sólidos. 

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares