BEBER CHÁ À REFEIÇÃO É MAIS SAUDÁVEL


Mito ou verdade ?

Corre a informação de que beber chá quente às refeições, em vez de água e sumos frios, é mais saudável para o organismo e ajuda no emagrecimento. A revista Prevenir foi saber se é verdade e porquê.
Na cultura oriental é comum beber-se chá quente às refeições. Com base neste hábito, andou a circular um e-mail que diz que os líquidos gelados, durante e após as refeições, solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. 


Segundo este e-mail, as bebidas geladas reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidas mais depressa do que os alimentos sólidos, endurecendo as gorduras, que, por isso, permanecerão mais tempo no intestino. Pelo contrário, um chá morno durante e/ou depois de uma refeição facilita a digestão e amolece as gorduras para estas serem expelidas mais rapidamente, ajudando também no emagrecimento.


A verdade

O médico Pedro Lôbo do Vale refere que «a perturbação da digestão é possível com a ingestão de bebidas a baixas temperaturas», devido ao risco de choque térmico na cavidade orofaringea. No entanto, a informação de que os líquidos gelados solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão, «não será necessariamente verdade», visto que, «numa refeição, não são ingeridas apenas gorduras (e muitas delas são ingeridas já sólidas ou fazendo parte da constituição dos alimentos), por isso, a eventual solidificação de gorduras no estômago não seria um acontecimento prejudicial para o organismo».

Segundo o médico, «a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a ser expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água», acrescenta o especialista. 

Para além disso, mesmo que a gordura solidificasse com a ingestão de bebidas geladas, a temperatura corporal faria com que voltassem rapidamente ao estado líquido e, mais importante, «os líquidos ingeridos, mesmo que gelados, já não estarão a essa temperatura quando atingem o intestino, local onde ocorre a digestão e absorção de gorduras», sublinha este especialista.

São conhecidos os inúmeros benefícios dos vários tipos de chá, pelo que beber chá frio ou quente caseiro à refeição pode ser uma opção. No entanto, «os benefícios de beber algo morno não estarão diretamente relacionados com o emagrecimento», ressalva Pedro Lôbo do Vale, e prendem-se com os benefícios do chá em si, em qualquer altura do dia. 


Por exemplo, beber um chá gelado às refeições, em vez de sumo ou água, pode ser uma opção refrescante. «No entanto, é importante ter em atenção a adição de açúcar que é feita a esta bebida quando é preparada industrialmente». 

Para além disso, «independentemente destes factores, bebidas muito quentes ou frias deverão permanecer mais tempo na boca para que a sua temperatura seja temperada antes de seguirem para o esófago e estômago», recomenda o médico. Ao amornar a bebida na boca antes de ingerir, evita eventuais choques térmicos e dificuldades de digestão. 

Fonte: Ana Catarina Alberto com Pedro Lôbo do Vale (médico de clínica geral e consultor médico da Associação Portuguesa de Suplementos Alimentares e das lojas Celeiro-Dieta)in http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/beber-cha-a-refeicao-e-mais-saudavel?artigo-completo=sim


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares