Aveia: Conheça Os Benefícios De Consumir Este Cereal


O consumo habitual de aveia ajuda a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, graças aos seus fitoquímicos, ela nos protege contra o cancro.



Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois permite que o nosso corpo comece o dia com todas as energias para enfrentar melhor a jornada diária. Já parou para pensar porque sempre é aconselhado adicionar aveia a primeira refeição da manhã ? Neste artigo, aprenderá porque.


Os mais destacados benefícios da aveia


É depurativa: graças a grande quantidade de aminoácidos que este alimento contém, a produção de lecitina no fígado é estimulada, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar muitos problemas cardíacos, entre outros.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: esta é uma excelente notícia para os que sofrem de diabetes. Sem dúvida, estas pessoas têm que adicionar aveia às suas dietas, para melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável, principalmente depois de comer.




Melhora a digestão: este cereal contribui na redução dos ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas, sendo uma boa alternativa para os que estão fazendo dieta, pois retira a vontade de comer de hora em hora.

Possui proteínas de grande valor:
no total são 8 os aminoácidos essenciais da aveia, o que a tornam uma fonte proteínas de grande valor biológico. Esta qualidade permite formar tecidos novos no corpo.


É anticancerígena: vários são os estudos que foram realizados nos Estados Unidos sobre as propriedades da aveia como uma arma de proteção contra o cancro, uma doença cada vez mais habitual em todo o mundo. Isto se deve aos fitoquímicos presentes na aveia.

Aconselha-se então consumir aveia todos os dias, para reduzir em mais de 10% a possibilidade de sofrer de cancro de mama e de cólon.




É boa para o coração: a razão é a grande quantidade de ácidos ômega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), favorecendo as atividades do coração e do cérebro.

Ajuda o sistema nervoso central: graças às vitaminas do complexo B que a aveia contém, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.

Previne os problemas de tiroide: principalmente o hipotireoidismo, por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento da glândula.

Previne a osteoporose: por conter altos níveis de cálcio, necessários para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.

Ajuda a perder peso: para isso, se deve consumir em jejum ou no café da manhã, junto com leite magro ou de soja, sumo de laranja ou frutos secos.

É uma das melhores fontes de energia que existem, por isso se recomenda consumir na primeira hora da manhã, ou antes, do meio-dia, principalmente para aqueles que trabalham muitas horas fora de casa ou tem que estudar para uma prova.

É uma grande aliada nos tratamentos de beleza: as propriedades da aveia não são apenas aproveitadas pela digestão. Também pode ser usada de maneira tópica (externa) para rotina estética. Por exemplo, misture com creme hidratante e tenha uma esfoliante para o rosto realmente maravilhoso e muito mais económico que qualquer outro tratamento de beleza.


Como consumir a aveia


Estas são as melhores formas de adicionar um maravilhoso cereal como a aveia na nossa dieta diária:

Vitamina de aveia:
adicione no liquidificador uma maçã, uma banana, uma pera, leite ou iogurte, junto com algumas colheradas de aveia e bata bem. Esta deliciosa bebida pode ser consumida a qualquer momento do dia para que seu corpo se sinta mais saudável. Adoce com açúcar se for necessário.

Panquecas:
pode ser salgada ou doce, de acordo com suas preferências. Faça com um pouco de aveia e leite, e depois recheie com vegetais e temperos, com geleia, doces etc.

Pão de aveia: é um pão integral realmente delicioso, pode adicionar canela e noz moscada e não se esqueça de colocar levedura para que cresça no forno. Também pode colocar uvas passas, sementes, nozes, chocolate etc.




Biscoitos de aveia: são uma excelente opção para o lanche da tarde, existem variedades com coco, amêndoas ou nozes.

Ingredientes de saladas:
pique cebola, tomate, batatas fervidas, pepino, alface, rale cenouras, e o toque especial: aveia em grãos, que deve ser cozida (se desejar com sal), por 25 minutos, coada e lavada com água fria.

Para empanar vegetais ou carnes: no lugar de usar farinha de rosca ou farinha de trigo, você pode utilizar a aveia para fazer panados de beringela ou abóbora, de frango, peixe, carne etc.

No café da manhã: é o mais popular. A aveia é colocada crua em flocos sobre o leite ou o iogurte, alguns o fazem diretamente no suco de laranja. Ajudará a evitar a constipação e trará muita energia para o dia inteiro.




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