DIABETES

Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, a Diabetes tem vindo a aumentar nos últimos anos. 

Que tipos de diabetes existem ?

- Diabetes Tipo 1
- Diabetes Tipo 2
- Diabetes Gestacional
- Outros tipos de Diabete
Fatores de risco

A Diabetes não tem cura. No entanto, é perfeitamente possível que leve uma vida completamente normal. Um bom controlo metabólico é conseguido através de estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação e exercício, e acompanhamento por profissionais de saúde credenciados na área da Diabetes. 
Alguns fatores de risco são possíveis de controlar, designados como fatores de risco modificáveis; outros, não podemos controlar, designados como fatores de risco não modificáveis.
Fatores de risco


Tente compreender quais são os seus fatores de risco!

Fatores de risco não modificáveis/ Que não pode controlar
Doenças do pâncreas ou doenças endócrinas
Doenças do pâncreas
Historia Familiar


O que é a Pré Diabetes ou Hiperglicemia Intermédia
É o termo usado para identificar as pessoas que possuem risco elevado de desenvolver diabetes. É uma forma ou um estado intermediário entre a normalidade e a diabetes do tipo 2 no adulto. No entanto, sabe-se que nem todos irão deixar a condição de pré-diabético para se tornar um diabético. A melhor maneira de identificar a pré-diabetes é através da doseamento da glicemia. Sua definição laboratorial dá-se quando a glicemia de jejum (mínimo de oito horas) encontra-se entre 100 e 125 mg/dl (Anomalia da glicémia em jejum) e/ou quando o valor de glicemia na segunda hora do teste de sobrecarga oral à glicose (administrada glicose com água) está entre 140 e 199 mg/dl (Tolerância diminuída à glicose).
Valores de Glicemia
Concentração de glicemia no indivíduo normal, com pré-diabetes ou hiperglicemia intermédia e com diabetes
A última figura demonstra os níveis de açúcar no sangue: 1º num indivíduo saudável, onde  a quantidade de glicose (açúcar) é normal; 2º um estado de hiperglicemia intermédia onde a glicemia é superior ao normal e 3º no diabético onde a  glicemia é excessiva.
É importante que periodicamente controle os seus valores de glicemia, o que lhe vai permitir avaliar se os cuidados que tem são eficazes e suficientes para manter a Diabetes à distância.

Texto e imagens extraídos D´Aqui 



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares